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Comissão Distrital de Educação - DISTRITO 4480 - PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA

“Construindo valores na escola e na sociedade”

1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental


O Rotary Internacional, através da Comissão de Educação do Distrito 4480 apoiará projetos escolares que tenham como objetivo implementar nas comunidades escolares o Programa Ética e Cidadania – “Construindo valores na escola e na sociedade”.

O Programa servirá como instrumento principal de ação, tendo em vista o fortalecimento de ações educativas fundamentadas nos princípios da ética, convivência democrática, inclusão social e direitos humanos. Busca apoiar a ação dos educadores e comunidade, fornecendo recursos didáticos e materiais pedagógicos adequados a sua execução, bem como promovendo a troca de experiências entre os participantes. O Programa pretende levar a comunidade escolar a atuar com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência e a dialogar nas mais diferentes situações.

Para cumprir tais objetivos, tem como instrumento principal de ação a constituição, em cada escola, do Fórum Escolar de Ética e Cidadania.

Com a finalidade de incentivar e consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social, a Comissão Distrital de Educação do Distrito 4480 apresenta às escolas municipais de ensino fundamental, do 1º ao 9º Ano, das Secretarias Municipais de Educação, um programa que visa potencializar aquilo que une e nos motiva: a construção de valores e de uma nova sociedade, fruto do desejo de ensinar e de preparar as novas gerações para a complexidade do mundo moderno.

O Programa Ética e Cidadania têm compromisso com a transformação social e coloca a educação na linha de frente da formação dos futuros cidadãos brasileiros. Ou seja, cada criança e cada jovem têm o direito de aprender, também, o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, é dever da escola ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo, da identidade nacional e da própria condição humana.

O Programa Ética e Cidadania – Construindo Valores na Escola e na Sociedade – é o reflexo desses compromissos e o campo no qual se espera consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social.

O ponto de partida desse programa é a própria escola, afinal, é ela o microcosmo, o retrato e a recorrência da sociedade. Ou seja: cada escola contém em si parcelas ou segmentos da sociedade na qual está inserida; cada escola reproduz a sociedade que a criou; cada escola é resultado da sociedade que ela própria ajudou a constituir. Cabe a escola articular ações e intervenções que alterem esse ciclo, que por vezes é perverso, excludente, e o conduzam para uma transformação fundada na democracia de toda ordem, no reinado da justiça social e das liberdades públicas e individuais.

O ponto de chegada deste Programa está no sonho de cada um, na utopia que nos move diante da realidade, muitas vezes adversa, mas sempre compensadora quando se tem como ideal a construção de uma escola melhor para todos, capaz de contribuir para o desenvolvimento do nosso país e de fornecer saberes e competências que nos facilitem o caminho na busca da felicidade e do bem-estar social.

1. Conceito de Projeto Escolar

Projeto escolar é um conjunto de ações planejadas, de caráter educativo, social, cultural e científico, que visa a alcançar determinados objetivos, especificados por meio de metas, num período de tempo e espaço pré-estabelecidos.


2. Objetivos

2.1 - Objetivo Geral

Fortalecer nas escolas da rede municipal de ensino fundamental (1º ao 9º Ano) ações educativas fundamentadas nos princípios da ética, convivência democrática, inclusão social, em respeito aos direitos humanos e às diferenças, por meio de projetos que envolvam a comunidade escolar.


2.2 - Objetivos Específicos

- Apoiar a implementação de projetos escolares por meio dos quais a comunidade escolar possa praticar e difundir os princípios da vida cidadã, mediante Fóruns Escolares de discussão de Ética e de Cidadania, conforme a realidade de cada escola e de sua comunidade, com representação e participação ampla de estudantes, professores, gestores, pais e lideranças comunitárias.
- Incentivar o protagonismo de alunos, fundamentado na democracia e na justiça social.

3. - Eixos dos projetos

Os projetos escolares deverão propor ações focadas em um ou mais dos quatro eixos temáticos do programa:

Ética – levar ao cotidiano das escolas reflexões sobre a ética, os valores e seus fundamentos, gerando ações, reflexões e discussões sobre seus significados e a sua importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo.

Convivência Democrática – estimular a construção de relações interpessoais mais democráticas na escola, ampliando o trabalho com assembléias escolares e de resolução de conflitos, além de outros tipos de ações envolvendo o convívio democrático, como os grêmios e outras instituições representativas da comunidade escolar.

Direitos Humanos - promover a construção de valores socialmente desejáveis, por meio de trabalhos voltados para o conhecimento e desenvolvimento de experiências educativas que tenham como referências:


a) A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e demais documentos referência da área;

b) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);

c) Projetos voltados para a promoção da dignidade humana na própria comunidade em que a escola está inserida.


Inclusão Social – Auxiliar na construção de escolas inclusivas, abertas às diferenças e à promoção da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, enfrentando as diversas formas de discriminação e exclusão social geradas por diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais e ideológicas.

4. Diretrizes Gerais

4.1 - As escolas participantes do Programa Ética e Cidadania receberão material pedagógico e recursos didáticos para o desenvolvimento dos projetos voltados para a construção de valores na escola e na sociedade.

4.2 - Estão habilitadas a apresentar projetos as escolas da rede municipal de ensino, do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, inscritas no Programa Ética e Cidadania – construindo valores na escola e na sociedade.

4.3 - Cada escola poderá apresentar apenas 01 (um) projeto, podendo ser desenvolvido com a participação de várias unidades escolares.

4.4 - Caberá à escola, por meio de seu Fórum Escolar de Ética e Cidadania, elaborar o projeto a ser remetido a Secretaria Municipal de Educação, bem como inscrevê-lo.
4.5 - Caberá a equipe escolar a tarefa pela execução, acompanhamento e avaliação do projeto.

4.6 - Os projetos poderão ser desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2009.

4.7 - O projeto escolar deve contribuir para a implementação do Programa Ética e Cidadania na comunidade em que a escola está inserida.

4.8 - Os projetos devem cumprir o previsto neste programa e devem prever formas de acompanhamento e avaliação que atestem o cumprimento de seus objetivos e metas.

4.9 - O projeto deverá ser apresentado, devendo ter uma extensão mínima de 10 (dez) páginas e máxima de 20 (vinte) páginas, escritas em letra de imprensa, fonte 12, com espaçamento 1,5.

4.10 - O projeto deverá apresentar a seguinte estrutura:
a) Resumo;
b) Introdução;
c) Objetivos;
d) Metodologia;
e) Plano de Trabalho: ações, metas, período de realização, especificações, orçamento, cronograma físico-financeiro; e
f) Forma de Acompanhamento e Avaliação das Ações.

4.11 - As ações do projeto deverão ser planejadas para o período de um ano e atender às seguintes características:
a) Ser desdobradas em atividades detalhadas;
b) Ser articuladas entre si e programadas no tempo.

4.12 - O projeto deverá ser apresentado por meio de formulário padronizado no Anexo I deste programa – formulário de inscrição, roteiro para elaboração do projeto.

4.13 - O projeto e o formulário de inscrição deverão ser apresentados em 3 (três) cópias em papel, e 1 (uma) cópia em disquete ou CD-Rom.

4.14 - O formulário de inscrição do projeto deverá ser assinado pelo(a) pelo Diretor(a) da escola.

4.15 - Caberá a Secretaria Municipal de Educação o acompanhamento da execução dos projetos e a avaliação dos seus resultados.

4.16 - As inscrições deverão ser realizadas do dia 03 de março a 23 de abril de 2009 na SME.

Dos recursos didáticos e materiais pedagógicos:
Aos professores, estudantes e demais profissionais de cada escola serão encaminhados textos específicos, documentos e livros a serem utilizados em atividades escolares e cursos visando à formação de equipes, estimulando a realização de projetos e propiciando ações a serem desenvolvidas na escola e na comunidade em que se insere. Também serão estimuladas as parcerias com organizações sociais ou não-governamentais que possam contribuir para a efetivação das propostas. Ainda, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Jaú irá subsidiar as escolas da rede municipal de ensino com recursos didáticos e materiais pedagógicos para que possam desenvolver os projetos voltados à ética e cidadania: Com a inserção das revistas em quadrinhos “Juninho com a Turminha”, obra vetorizada, da Editora Turminha Inteligente, pelas lições de cidadania e ética apresentadas, kit de transparências e metodologias preparadas por educadores. A proposta da utilização da revista em quadrinhos Turminha do Juninho pretende levar as crianças e jovens informações e ensinamentos de forma lúdica e divertida, cujo personagem prioriza a cidadania e ética como alicerce. A imagem do garoto Juninho que dá conselhos, dicas e ensinamentos serão apresentados nos conteúdos de cada edição.
A cada mês serão lançadas revistas com temas e conteúdos relacionadas à ética e cidadania, devendo as escolas realizarem uma programação do início da execução dos projetos, a saber:

TEMAS PROPOSTOS

Volta às Aulas

Prevenção a Saúde

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Educação no Trânsito

Limpeza Pública

Educação Nutricional

Educação Profissional

Direitos e Deveres do Cidadão

Planejamento e Administração Financeira

Cultura e Turismo

Alfabetização de Jovens e Adultos

Segurança, Paz e Justiça

Educação Inclusiva e Educação Especial

Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e demais documentos referentes da área

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Convivência Democrática


Além de incentivar o hábito da leitura e estimular a imaginação das crianças e jovens, a revistinha é um instrumento lúdico para construção do conhecimento, pois apresenta as disciplinas curriculares de forma dinâmica e divertida. Assim, facilita a concentração e a assimilação do conteúdo.
O personagem Juninho é um menino que vive experiências semelhantes às de seu público-alvo – com idades de 4 a 16 anos.
As histórias de Juninho têm como pano de fundo, diferentes temas da educação, como meio ambiente e desenvolvimento sustentável, educação para o trânsito, atualidades, saúde, orientação sexual, ética e outros. No entanto, muitas vezes o mais importante é aprender com o comportamento correto do personagem diante de certas situações. Além dos quadrinhos, todas as edições também trarão dicas de brincadeiras, passatempos e conteúdo de cultura geral.
Seja nas animações ou nos quadrinhos, as histórias têm sempre algo a ensinar. As experiências de Juninho ajudam a apresentar a diversidade geográfica e cultural nacional. Em outras situações, seu comportamento exemplar mostra a maneira correta de agir.
A identificação das crianças e adolescentes com o personagem dá força a essa comunicação. Mas é a importância dos valores transmitidos pela Revista que fazem com que as crianças passem a enxergar as questões da vida de outra forma após a leitura.

Imagens:









NOTAS:
A Editora Turminha Inteligente possui todos os Direitos Reservados, de todas as suas obras criadas e editadas;
Pela Lei 8.866/93 – L.R. F. – Lei de Responsabilidade Fiscal, a Editora enquadra-se nos Artigos 24, 25, 26 – “Inexigibilidade” – É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição;
A Editora Turminha Inteligente se compromete a adequar os temas constantes na revista, de acordo com as diretrizes repassadas pela Secretaria Municipal de Educação de Jaú, visando adequá-los as escolas municipais da rede;
As revistas em quadrinhos da Editora Turminha Inteligente também são utilizadas pelas Secretarias Municipais de Educação: Bariri, Mineiros do Tietê, etc.;
Parceria com o Rotary Club de Jaú (Rotary Distrito 4480) na confecção das revistas em quadrinhos;
A imagem do personagem Juninho pode ser usada com licença da PP4 Participações na comercialização de produtos, serviços e eventos.
Associação da imagem do Personagem Juninho a empresas, produtos e serviços e em serviços de médios e longos prazos.
Associação da marca e da imagem do Personagem Juninho a eventos, preferencialmente ligados ao desenvolvimento do esporte, a responsabilidade social e o meio ambiente.
Produtos: Cadernos, agendas, mochilas, lancheiras, pastas, canecas, produtos de higiene, entre outros inúmeros produtos que podem ser analisados e licenciados

CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO:

- De 02.09.09 a 31/12/09

LUIZ CARLOS DE CAMPOS PRADO JÚNIOR
Presidente da Comissão Distrital de Educação
Distrito 4480 – Rotary Internacional

SUELI NORONHA KAISER
Governadora
2009-2010

 
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